A abordagem comparativa como ferramenta de engajamento profissional na obra de Israel Kirzner
Resumo
Este artigo procura mostrar a existência de um estilo argumentativo particular que permeia a obra de Israel Kirzner, aqui denominado de “abordagem comparativa”. Conquanto tal método não seja exclusivo do autor, chama-se a atenção para a particularidade desta forma de diálogo ter lugar comum em sua obra. Isto é verificado pelo resgate preliminar e recorrente de outras abordagens acerca de um tema antes de Kirzner passá-lo para sua própria apreciação teórica. O artigo interpreta esta iniciativa como postura de engajamento profissional, considerando o contexto de ressurgência da Escola Austríaca na década de 1970, movimento que teve Kirzner como um de seus líderes. Nesta leitura, o esforço do autor em referenciar sistematicamente outras abordagens teóricas pode ser entendido como forma de aproximação a elas e de seu público, ampliando o alcance do Austrianismo. Isso reflete a busca de Kirzner em esclarecer e divulgar a teoria Austríaca, um indicativo do seu engajamento entre os economistas.
Downloads
##submission.format##
Licença
La revista Iberian Journal of the History of Economic Thought, para fomentar el intercambio global del conocimiento, facilita el acceso sin restricciones a sus contenidos desde el momento de su publicación en la presente edición electrónica, y por eso es una revista de acceso abierto. Los originales publicados en esta revista son propiedad de la Universidad Complutense de Madrid y es obligatorio citar su procedencia en cualquier reproducción total o parcial. Todos los contenidos se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución Creative Commons Reconocimiento 4.0 (CC BY 4.0). Esta circunstancia ha de hacerse constar expresamente de esta forma cuando sea necesario. Puede consultar la versión informativa y el texto legal de la licencia.
La revista Iberian Journal of the History of Economic Thought no cobra por tasas por envío de trabajos, ni tampoco cuotas por la publicación de sus artículos.