Bolsas para estudantes universitários: ideologias, quadros conceituais e finalidades em Portugal e no Brasil
Resumen
Este estudo de caso comparativo entre duas universidades públicas do Brasil e de Portugal, objetiva analisar as políticas de bolsas de estudos para estudantes universitários, destacando o Serviço Social nos processos decisórios. A atribuição de bolsas de estudos é um dos mecanismos de resposta social dos sistemas de assistência estudantil que garante a permanência dos estudantes de grupos sociais vulneráveis e a democratização do acesso ao ensino superior (Menezes, 2012). Através dos procedimentos metodológicos de pesquisa documental, as análises sugerem que entre os legados políticos estão alguns indicadores do regime corporativista do welfare e que a finalidade das bolsas está condicionada pelos diferentes modelos de financiamento das políticas de educação e demais políticas públicas. Verificou-se ainda que o Serviço Social brasileiro detém maior autonomia na definição dos indicadores sociais na análise dos processos de atribuição de bolsas, mas com sérias controvérsias.Descargas
Descarga artículo
Licencia
La revista Cuadernos de Trabajo Social, para fomentar el intercambio global del conocimiento, facilita el acceso sin restricciones a sus contenidos desde el momento de su publicación en la presente edición electrónica, y por eso es una revista de acceso abierto. Los originales publicados en esta revista son propiedad de la Universidad Complutense de Madrid y es obligatorio citar su procedencia en cualquier reproducción total o parcial. Todos los contenidos se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución Creative Commons Reconocimiento 4.0 (CC BY 4.0). Esta circunstancia ha de hacerse constar expresamente de esta forma cuando sea necesario. Puede consultar la versión informativa y el texto legal de la licencia.